terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lago Paranoá






O Lago Paranoá é um lago artificial de Brasília, no Distrito Federal brasileiro. Foi criado com a construção da cidade, durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek.

O lago é formado pelas águas represadas do rio Paranoá, e tem 48 quilômetros quadrados de extensão, profundidade máxima de 38 metros e cerca de 80 quilômetros de perímetro, com algumas praias artificiais, como a "Prainha" e o "Piscinão do Lago Norte". Localizado em Brasília, foi criado com o objetivo de aumentar a umidade em suas proximidades. Ao redor do lago há vários bares e restaurantes. Os bairros Lago Sul e Lago Norte derivam seus nomes do lago. Cada uma ocupa uma das duas penínsulas.

Barragem
Com o represamento do rio Paranoá em 12 de setembro de 1959, originou-se a usina que supria o Distrito Federal, mas que atualmente representa apenas 2,5% de seu consumo energético.

História
No resumo do relatório da comissão de estudos da Nova Capital, apresentado por Luís Cruls, em 1896, o mesmo transcreve trecho de sub-relatório feito pelo botânico Dr. Glaziou: "...Entre os dois grandes chapadões, conhecidos pelos nomes Gama e Paranoá, existe imensa planície sujeita a ser coberta pelas águas da estação chuvosa; outrora era um lago devido à junção de diferentes cursos d'água formando o rio Paranoá; o excedente desse lago, atravessando uma depressão do chapadão, acabou com o carrear dos saibros e mesmo das pedras grossas por abrir nesse ponto uma brecha funda, de paredes quase verticais, pela qual se precipitam hoje todas as águas dessas alturas. É fácil compreender que, fechando essa brecha com uma obra de arte (dique ou tapagem provida de chapeletas e cujo comprimento não exceda 500 a 600 metros, nem a elevação de 20 a 25 metros) forçosamente a água tornará ao seu lugar primitivo e formará um lago navegável em todos os sentidos, num comprimento de 20 a 25 quilômetros sobre uma largura de 16 a 18".


Fauna em suas margens
Uma das aves mais comuns do lago é o biguá. São também encontrados garças, águias-pescadoras, matracas, marrecas-pé-vermelho e marrecas-irerê. Entre mamíferos há a presença de lontras, capivaras, cuícas-d'água, ratos-d’água, micos-estrela, gambás-de-orelha-branca e ratos-do-campo.

Há também o jacaretinga, uma espécie nativa do lago que prefere as águas mais rasas e com mais vegetação e que não costuma atacar humanos.


Pesca
Desde o ano 2000 a pesca é permitida e incentivada no lago após sua despoluição, onde são extraídos em sua maioria tilápias, espécie não nativa, assim como o tucunaré e a carpa, esta última introduzida especialmente como limpeza contra as algas. As espécies nativas são Cará, lambari e traíra.

Navegação e esportes náuticos
O Distrito Federal possui mais de 11 mil embarcações registradas, sendo a terceira maior frota náutica do país, entretanto, não há em toda a orla do lago qualquer píer ou marina públicos.

São praticados no lago vários esportes náuticos como canoagem, iatismo, esqui aquático e até mergulho. Ali é realizada desde 1994 a 'Regata JK', disputa com mais de 200 embarcações.

Nenhum comentário: